A intervenção psicológica utilizada será decidida consoante o pedido do paciente/cliente.
Inicialmente serão realizadas algumas consultas de psicologia clínica que irão determinar a necessidade de um acompanhamento psicoterapêutico, assim como verificar a capacidade do cliente em o iniciar.
O recurso ao método da avaliação psicológica poderá aqui ter lugar quando solicitado por terceiros.
No caso da intervenção com crianças, a avaliação psicológica poderá ser uma prática mais frequente.
O resultado dessa avaliação determinará a pertinência de um acompanhamento psicológico, embora que não poucas vezes este último decorra sem a necessidade da avaliação.
Trata-se de uma intervenção centrada no pedido do paciente/cliente, de menor profundidade da que ocorre numa psicoterapia.
Neste primeiro contacto serão analisadas várias variáveis de forma a se compreender a necessidade de um acompanhamento psicoterapêutico.
É um processo que visa um conhecimento mais amplo da subjectividade interna de cada pessoa.
Através de encontros regulares, cuja frequência dependerá do que foi inicialmente acordado, o paciente/cliente é convidado a trazer partes do seu mundo interno para o setting psicoterapêutico, onde se espera conseguir um entendimento mais vasto e claro de si-mesmo e consequentemente bem-estar psicológico.
Esta terapêutica serve a todas as problemáticas do foro psíquico.
Quando se apresenta como uma condição ou quando requisitada por terceiros, a avaliação permite o conhecimento de alguns dos dados psicológicos inerentes à pessoa avaliada.
A diversidade de avaliações psicológicas é vasta. Desde a comum medida do QI ao reconhecimento de algumas das dinâmicas psíquicas.
Para cada finalidade serão utilizados testes específicos, variando a sua duração entre três a quatro sessões.
Esta prática é exclusivamente destinada a psicólogos clínicos ou a finalistas do curso de psicologia clínica.
É uma componente que faz parte da formação contínua de um profissional de saúde, permitindo a aquisição de conhecimentos e perspectivas enriquecedoras durante a prática clínica.
O aconselhamento parental decorre de reuniões pontuais com os pais em que técnico e pais pensam diferentes perspectivas de forma a melhorarem a qualidade de vida dos seus filhos e a relação entre estes.
Se procura conhecer-se melhor ou resolver questões de sofrimento psíquico, marque a sua consulta!